E aí, como está o seu sorriso?

Especialista comenta sobre novas técnicas do mercado como lentes ultra finas e botox

 

O uso de máscaras de proteção em ambientes fechados foi desobrigado em Belo Horizonte na última semana. A medida, anunciada pela Prefeitura, foi possível por conta do controle da pandemia da Covid-19. Agora que o uso da máscara não é mais obrigatório, como está o seu sorriso? Descuidou durante a pandemia ou aproveitou para fazer algum procedimento estético?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que 97% da população mundial acredita que um sorriso bonito é fundamental para o relacionamento social. Segundo o especialista em reabilitação oral e estética do sorriso, Filipi Perfeito, existem alguns parâmetros para reconhecer um sorriso harmônico.

“Existe proporção, harmonia, simetria, linha média, curvaturas, entre outras avaliações para determinamos a qualidade do sorriso. É importante ressaltar que a estética varia com tempo, sexo e a cultura de cada indivíduo. O sorriso precisa harmonizar com todo o rosto”, afirma.

Prova disso, foi a criação do método Digital Smile Design (DSD), que é uma técnica de odontologia estética assertiva, capaz de trazer mais previsibilidade ao planejamento odontológico.

Outro fator que vem aumentando a procura por consultórios odontológicos, foi o bruxismo; boa parte causado por condições emocionais como o estresse e a ansiedade, gerados pela incerteza da crise sanitária. O bruxismo é definido como atividade repetitiva dos músculos mastigatórios e  pode acontecer com o indivíduo dormindo ou acordado. Esse problema afetou cerca de 84 milhões de brasileiros, que é o equivalente a 40% da população, ainda segundo a OMS.

Para o especialista, o desgaste dental, alteração da cor, da forma e a busca por um sorriso perfeito são fatores que aumentaram o número da procura por lentes de contato dental. O desgaste do dente tem um custo biológico na saúde do dente. “Faço o mínimo de desgaste possível dos dentes para o preparo das lentes, para evitar o dano biológico ao dente e à gengiva. Somente cerca de 3% dos casos é possível fazer lentes sem desgastar os dentes.”

Embora o estereótipo da perfeição não seja nenhuma novidade, Filipi faz um alerta. “O mais importante são os cuidados com a face. O botox é interessante pois evita o aparecimento de rugas de expressão. O bioestimulador de colágeno também evita a flacidez da pele. Ácido hialurônico é bomba para a face”, finaliza.

Todos esses cuidados não podem ficar atrás de um bom hábito alimentar, que também é essencial para manter sempre o sorriso perfeito. Uma dieta pobre em açúcar e em alimentos com conservantes e pigmentados, evitam a carie e o escurecimentos dos dentes. Hábitos de higiene oral, diminuem o aparecimento de tártaro.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *